Manifesto da Coalizão +Brasil de OSC´s, Fóruns, Articulações, Movimentos, Redes, Coletivos e Ativistas de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais, HTLV e DTN'S (Doenças Tropicais Negligenciadas e DSS - Determinantes Sociais de Saúde).
No início dos anos de 1980, o Brasil enfrentou um dos maiores desafios de saúde pública da sua história: a epidemia de HIV/AIDS. Com determinação ativistas, organizações e o Governo brasileiro uniram forças para garantir a universalização do tratamento gratuito. Hoje, somos exemplo mundial no enfrentamento ao HIV/AIDS. Como disse o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu último discurso de posse no parlatório em Brasília: " Se queremos construir hoje o nosso futuro, se queremos viver num país plenamente desenvolvido para todos e todas, não pode haver lugar para tanta desigualdade.[1]" Essas palavras ecoam a essência de nossa luta e reforçam que não vamos admitir tanta desigualdade na sociedade e principalmente na luta contra doenças que afetam desproporcionalmente os mais vulneráveis.
A Coalizão +Brasil surge como resultado da união de uma frente ampla, um espaço fruto da união de organizações da sociedade civil (OSC), Fóruns, Articulações, Movimentos, Redes, Coletivos e Ativistas; Estamos aqui para promover o controle social visando a dignidade humana dos/das brasileiros/as e nos posicionando contrários aos desmontes de politicas públicas que prejudicam o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistências Social), Nada sobre nós, sem nós![2] , Que evidencia o protagonismo das pessoas nos seus espaços de fala e nos seus territórios na defesa de um ambiente sustentável e nas questões climáticas.
Somos contra qualquer forma de racismo, misoginia, etarismo, homofobia, violência LGBTfóbica, xenofobia e todas as formas de violação de direitos humanos. Nossa luta é por um país onde todas as pessoas possam viver com dignidade, independente de quem são ou de onde vieram.
Esta Coalizão é um símbolo de esperança e resistência. Nossa missão é garantir o controle social em parceria com os governos, de maneira coletiva, sem compactuar com nenhuma forma de exclusão. Acreditamos em uma democracia que seja ética, respeitosa e acima de tudo, representativa.
Promoveremos o monitoramento dos recursos públicos, para que não sejam usados enquanto instrumento de poder, exclusão e coerção e lutaremos por um Brasil onde os recursos sejam distribuídos com justiça e equidade, para todos os territórios, sem privilégios.
Apoiamos incondicionalmente o SUS (Sistema Único de Saúde) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), pilares de nossa sociedade. Seus princípios de universalidade, integralidade, equidade e participação social são as bases sobre as quais continuaremos construindo um país mais justo.
Agradecemos a todas as pessoas que nos apoiam nessa jornada, e deixamos uma mensagem que de Mãos dadas Transformamos!
Com essa convicção, abaixo assinamos e declaramos oficialmente fundada a Coalizão +Brasil, comprometida com a saúde, a justiça social e a inclusão para todos os brasileiros e brasileiras.
Referências:
[1] https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/discursos-e-pronunciamentos/2023/discurso-do-presidente-lula-no-parlatorio-do-palacio-do-planalto
[2] A ativista April D’Aubin é a autora do texto “Nothing About Us Without Us: The Struggle for the Recognition of a Human Rights Approach to Disability Issues” (Nada sobre nós, sem nós: a luta pelo reconhecimento da abordagem de direitos humanos aos assuntos de deficiência).
Articulação HIV/AIDS Paraná.
Ayomidê Yalodê Associação de Mulheres Negras e LBTs/ Saúde da População Negra.
Fórum Tocantinense de HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose. (FórumToca HIV/AIDS/HV/TB)
Fórum Amazonense de HIV/AIDS.
Fórum Paraense de HIV/AIDS. (FOPAIDS/HV/TB).
Fórum de Usuário do SUAS de Santa Maria - RS.
Fórum Estadual de Defesa em Saúde do ACRE.
AREDACRE
Movimento Nacional das Doenças Negligênciadas (MNDN - BRASIL).
Grupo de Apoio Mãos Solidárias. (GAMS)
Grupo de Apoio Solidariedade. (GAS)
MBHV CIVS VIA VIDA PRÓ Doações e Transplantes.
Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (ACEPHET).
Associação Voluntária Esperança e Vida - (AVIVER)
Associação de Gays, Lésbicas e Travestis da Triplice Fronteira (AGLTTF)
Movimento Brasileiro das Hepatites Virais. (MBHV)
Rede Nacional das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS. (RNP+)
Rede Brasil de Pessoa Idosa Vivendo Convivendo com HIV/AIDS e outras Comorbidades. (RBPI)
Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/AIDS (RNAJVHA - PARÁ).
Casa A+.
Casa Pr. Edson.
Casa Noeli do Santos.
Casa Miga LGBTIA+.
Associação de Mulheres índigenas em Iguape - (AMII).
Associação de pesquisa e assistência aos transplantados e hepatopatia na Amazonia. (APATHA)
Associação de Redução de Danos da Amazônia - (ARDAM)
Associação das Prostitutas do Piauí. (APROSPI)
Associação Vidas PositHIVAS para pessoas vivendo e convivendo dom HIV/AIDS do Rio Grande do Norte.
Associação HTLVIDA
Grupo Pará Vida.
Jair Santos
Jessica Marajoara
Valéria Aparecida
Janailson Lobo Giron
Amélia Coelho Garcia
Emilia Lima Rodrigues
Jessica Nascimento Martins
Cledson Fonseca Sampaio
MOPS
Rede Integrada de Inclusão Social e Capacitação LGBTIQAP+ CAPACITRANS